NR5 – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – CIPA

A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Essa comissão, formada por funcionários da empesa, trabalha em prol da segurança do trabalho, para evitar acidentes de trabalho e também doenças ocupacionais. Ela é regulamentada pela legislação brasileira e também pela NR5, que é a sua norma que regulamentadora.

A formação desta comissão se dá pela indicação de representantes do empregador. Já os representantes dos empregados são eleitos pelos mesmos, por meio de votação.

As empresas ou instituições que contam com mais de vinte funcionários em seu quadro são obrigadas a constituir uma comissão de cipeiros.

Os membros da CIPA Guarulhos dividem o seu tempo entre o trabalho e também em exercer a função de voluntários na prevenção de acidentes. Com reuniões regulares, os temas debatidos compreendem a segurança do trabalho, os riscos de determinadas funções e como encontrar soluções para neutralizar, e até mesmo eliminar, estes riscos no ambiente de trabalho.

Portanto, a preservação da saúde, a humanização, e as melhores condições de trabalho aos funcionários é a principal incumbência de um voluntário da CIPA Guarulhos. Cabe a ele observar o ambiente, propor ideias e soluções ao empregador e também à equipe de segurança do trabalho, quando houver.

Cada mandato de um representante da CIPA tem duração de um ano e pode haver uma reeleição, de acordo o item 5.7 da NR5.