Você sabe o que é NR 12 e os pontos principais que ela aborda?
Devido ao avanço tecnológico e o crescimento industrial foi preciso criar normas regulamentadoras para as indústrias a fim de garantir a saúde e integridade física dos colaboradores quanto ao uso de máquinas e equipamentos.
É muito importante que os empregadores estejam por dentro dessas medidas e conheçam o risco do descumprimento dessas regras, que pode acarretar perda de vidas e multas.
Pensando nisso, preparamos um artigo para você entender melhor sobre a NR 12. Continue a leitura!
O que é a NR 12?
A NR 12 é uma norma regulamentadora de Segurança do Trabalho que tem como objetivo estabelecer regras de segurança para a operação de Máquinas e Equipamentos Industriais.
Publicada em junho de 1978, a NR 12 teve sua última atualização em 2019 devido às inovações e mudanças que o mercado sofreu ao longo do tempo.
Ela abrange todas as fases de uso, desde o projeto até o descarte das máquinas, e também aplica normas quanto ao armazenamento de materiais.
É de extrema importância que a empresa tenha conhecimento da NR 12, pois ela determina regras para a construção, transporte, montagem, instalação, operação, manutenção, limpeza, inspeção e desativação de máquinas e equipamentos.
Segundo a NR 12, os empregadores têm a responsabilidade de adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos e, consequentemente, garantir a segurança dos colaboradores e a prevenção de acidentes.
Além disso, a NR 12 exige medidas adequadas para trabalhadores portadores de deficiências que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o trabalho.
Objetivos da NR 12
O principal objetivo da NR 12 é definir medidas que garantam a proteção e saúde dos trabalhadores. Para isso, ela exige que sejam consideradas ações de proteção individual, coletiva e administrativas.
A NR 12 visa prevenir amputações, lesões, explosões, incêndios, choques e outros tipos de acidentes em instalações e com máquinas elétricas.
Ainda fala sobre as distâncias corretas entre as máquinas e como os pisos devem ser resistentes, nivelados e limpos, totalmente livre de resíduos, como graxas e óleos.
Além disso, destaca que os quadros de energia devem ter portas de acesso sempre fechadas, com boa sinalização e ótimo estado.
Em resumo, a NR 12 aponta medidas prevencionistas de saúde e higiene do trabalho relacionado à operação de equipamentos e máquinas.
Segue abaixo os pontos mais abordados na NR 12:
- Princípios Gerais
- Arranjo físico e instalações
- Instalações e dispositivos elétricos
- Dispositivos de partida, acionamento e parada
- Sistemas de segurança
- Dispositivos de parada de emergência
- Meios de acesso permanentes
- Componentes pressurizados
- Transportadores de materiais
- Aspectos ergonômicos
- Riscos adicionais
- Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos
- Sinalização
- Manuais
- Procedimentos de trabalho e segurança
- Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título, exposição e utilização
- Capacitação
Qual a importância da NR 12?
Os empregadores devem ter o conhecimento de que estar em conformidade com a norma NR 12 garante a prevenção de acidentes que podem não só prejudicar o funcionário, mas também impactar em todos os aspectos da empresa, como na produtividade das atividades e nos lucros.
Afinal, a organização teria que arcar com indenizações e afastamentos de trabalhadores. Vale ressaltar que, às vezes, os mesmos ficam com sequelas físicas permanentes, inclusive psicológicas.
Portanto, a NR 12 zela pela vida e saúde do empregado no que engloba ao uso de equipamentos industriais.
Agora que você já sabe a importância da NR 12, contrate uma empresa especializada em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho para garantir que seu negócio tenha um ambiente de trabalho seguro e adequado.
Você conhece a Preseg -Segurança e Medicina do Trabalho?
Somos especialistas em nossa área atuamos desenvolvendo trabalhos de alta qualidade e conforme a legislação vigente.
Temos como premissa básica, a ética, baixos custos operacionais, qualidade e o compromisso com o cliente, além de aprimoramento constante.
Trabalhamos com a NR 12 desde sua significativa publicação em 2010 e temos experiência com uma equipe de especialistas formados em engenharia elétrica, automação, mecânica e segurança do trabalho, vários cases de sucesso prevenindo acidentes nas empresas, melhorando processos de produção e em atendimento de fiscalizações do Ministério do Trabalho e Ministério Público.
Atuamos com os seguintes serviços:
Apreciação de Riscos;
Projetos elétricos, mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e de segurança;
Treinamentos NR 12 para trabalhadores e gerenciadores;
Adequação elétrica, mecânica, hidráulicos, pneumáticos e de segurança;
Laudo de conformidade NR 12;
Data book e composição de manuais da NR 12.